imagem evento compartilhando.jpeg

Vem aí o XI Compartilhando Experiências no Ensino Religioso
QUANDO?

23/11/2022

QUAL HORÁRIO?

8h30 (MANHÃ)

13h30 (TARDE)

ONDE?

UNIVERSIDADE LIVRE DO PROFESSOR (CIC)

8h30 - Credenciamento

Apresentações:

1.Gamificação nas aulas de ER - Aline Trindade (EM Nathalia de Conto Costa).

2. O eu, o outro e o nós - Adriana Fernandes (EM Foz do Iguaçu).

3. O respeito às diferenças - Fernanda Carriel (EM Dona Lulu).

4. A transversalização da Educação Ambiental no componente de Ensino Religioso: O Sagrado Feminino como instrumento para a promoção de reflexões sobre a igualdade de gênero e combate à violência contra a Mulher - Claudia Lourenço (EM João Stival).

5. Conhecendo e reconhecendo a diversidade com estudantes migrantes - Ana Paula Silva (EM Batel).

6. Jerusalema: O mundo precisa de esperança e esperançar - Silmara Prestes (EM Dom Manuel da Silveira D'Elboux).

11h30 - Encerramento

13h30 - Credenciamento

Apresentações:

1.Galeria Fotográfica ER - Aline Trindade (EM Nathalia de Conto Costa).

2. Lugares de Peregrinação - Adriana Fernandes (EM Foz do Iguaçu).

3. Mandalas - Juliana Correia (EM Maria Neide Gabardo Betiatto).

4. Ancestralidade e tradição oral: preservando memórias - Ana Paula Silva (EM Batel).

5. Tons de Pele - Juliana Correia (EM Maria Neide Gabardo Betiatto).

6. Mão na Massa ER - Aline Trindade (EM Nathalia de Conto Costa).

16h30 - encerramento

Teremos também exposição de trabalhos das professoras:
Dayane Hessmann (EM Professora Arlindo Milton Druszcz - SMED Araucária);
Ana Neves (EM Erika Plewka);
Sueli Espigiorin (EM Lapa);
Priscila e Fernanda (EM Madre Antonia)
e das professoras comunicadoras.

TOUR VIRTUAL

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio - Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros.


http://museudoindio.gov.br/visitas/visita-virtual

 


O Monte do Templo (em hebraico: הר הבית, transl. Har Ha-Bayit), em alusão ao antigo templo, pelos judeus e cristãos, e Nobre Santuário (الحرام الشريف, transl. Al-Haram ash-Sharif) pelos muçulmanos. Também conhecida como a Esplanada das Mesquitas, é um lugar sagrado para muçulmanos e judeus e é um dos locais mais disputados do mundo.

http://aterrasanta.com.br/website/tour-virtual-cupula-dourada-domo-da-rocha-jerusalem



O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erguido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Faça uma visita virtual ao Muro das Lamentações...


http://aterrasanta.com.br/website/tour-virtual-muro-das-lamentacoes-western-wall-jerusalem




Via Dolorosa é uma rua na cidade velha de Jerusalém, que começa na Portão do Leão e percorre a parte ocidental da cidade de Jerusalém, terminando na Igreja do Santo Sepulcro. De acordo com a tradição cristã, foi por este caminho que Jesus Cristo carregou a cruz. A rua possui nove das catorze estações da cruz.


http://aterrasanta.com.br/website/tour-virtual-via-dolorosa-jerusalem





A exposição "Espírito da África - os Reis Africanos", do fotógrafo austríaco Alfred Weidinger, traz retratos de reis e chefes contemporâneos de diversas partes do continente africano e oferece um diálogo com obras do acervo do Museu Afro Brasil. As fotografias foram capturadas nos anos de 2012 e 2013.


https://www.google.com/culturalinstitute/beta/u/0/exhibit/esp%C3%ADrito-da-%C3%A1frica/ggJilf9D7csdJg



Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente a 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros de cultura javanesa tradicional. Atualmente é a atração turística mais popular da Indonésia. Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hindu. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista. Com o advento do islamismo à ilha de Java, foi abandonado e envolvido, com o passar dos anos, pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses. A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação que findou em 1983.


https://www.google.com/culturalinstitute/beta/u/0/entity/%2Fm%2F01hzcj





Mount Mitoku, é uma montanha localizada na Misasa, província de Tottori. Mitoku de montagem tem uma altitude de 900 m. Monte Mitoku era conhecida desde a antiguidade como um lugar de beleza cênica e de significado religioso. A montanha é lar de Sanbutsu-ji, um templo historicamente significativo designado um tesouro importante do Japão em 1952.


​https://www.google.com/culturalinstitute/beta/u/0/entity/%2Fm%2F0j4655k


O imperador Shah Jahan foi um prolífero mecenas, com recursos praticamente ilimitados. Sob a sua tutela construíram-se os palácios e jardins de Shalimar em Lahore, também em honra da sua esposa.

Mumtaz Mahal deu ao seu esposo 14 filhos, mas faleceu no último parto e o imperador, desolado, iniciou quase de seguida a construção do Taj como oferta póstuma. Todos os pormenores do edifício mostram a sua natureza romântica e o conjunto promove uma estética esplêndida. Aproveitando uma visita realizada em 1663, o explorador francêsFrançois Bernier realizou o seguinte retrato do Taj Mahal e dos motivos do imperador que levaram à sua edificação:



http://www.indiavirtualtour.com/tajmahal/VirtualTour.asp?monumentID=1



Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da atual Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. É também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É considerado como a maior estrutura religiosa alguma vez construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo.
Angkor Wat faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV. Angkor abrange uma extensão em torno dos 200 km², embora recentes pesquisas estimem uma extensão de 3 000 km² e uma população de até meio milhão de habitantes, o que o tornaria no maior assentamento pré-industrial da humanidade.
Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. Desde a sua construção, e até o translado da sede real ao próximo Bayon, em finais do mesmo século, Angkor Wat foi o centro político e religioso do império.


​https://www.google.com/culturalinstitute/beta/u/0/entity/%2Fm%2F019xfl