I  Compartilhando Esperiências no Ensino Religioso de Saõ José dos Pinhais.

 

Já estão abertas as inscrições para o evento que acontecerá no dia 01/12 no Paço Municipal de Saõ José dos Pinhais.Evento este que apresentará as prática pedagógicas realizadas pela professoras de Ensino Religioso em sala de aula. Esta pareceria entre a Semed de São José dos Pinhais e a ASSINTEC faz com que o Ensino Religioso se efetive nas escolas do município.

Endereço: Av. Sen. Souza Naves, 484 - Tres Marias, São José dos Pinhais - PR

Horário: 8h e 13h30

Faça sua inscrição pelo e-mail: silvana.lara@sjp.gov.pr.br ou pelo telefone 3381-6611

 

______________________________________________________________________________________________

 

 

Formação para Técnicos Pedagógicos de Ensino Religioso

 

Nos dias 13 e 14 de novembro aconteceu na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), no bairro Boqueirão, a formação voltada aos Técnicos Pedagógicos que atuam no Ensino Religioso da rede pública estadual. Cerca de 100 técnicos pessoas participam da formação.

A III Jornada de Ensino Religioso: respeito à diversidade religiosa aconteceu em parceria com a Associação Inter-religiosa de Educação (ASSINTEC). A ASSINTEC – Associação Inter Religiosa de Educação é uma entidade que representa as diferentes organizações religiosas presentes no Estado do Paraná e mantém convênio de cooperação técnica e pedagógica com a SEED para o ensino da disciplina de Ensino Religioso na rede pública paranaense.

A III Jornada de Ensino Religioso tem como objetivo debater a interdisciplinaridade do Ensino Religioso com as disciplinas da área de Ciências Humanas; a diversidade nos processos educativos e a efetivação dos estudos da heterogeneidade religiosa nas escolas e as quatro matrizes da religiosidade brasileira.

 

Confiram as fotos do evento em: III Jornada de Ensino Religioso

Aconteeceu em novembro!

Aconteceu no último dia 08/11, o XXIII  Arte e Espiritualidade, tradicional evento promovido pela ASSINTEC – Associação Inter-Religiosa de Educação.

 

A abertura do nosso evento: Arte e Espiritualidade aconteceu com a confecção de uma ikebana, confeccionadas pelas sras. Rosângela Mara Sabino de Quadros e Vera Lúcia Hoeflich da Igreja Messiânica Mundial do Brasil para

Ikebana é a arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Ikebana é um termo em japonês que significa flores vivas. São arranjos florais para serem utilizados como oferta religiosa, para decorar altares ou para harmonizar o ambiente.

O  Sr. Sylvio Fausto Gil Filho membro da diretoria da ASSINTEC – Associação Inter-religiosa de Educação, realizou a abertura do evento em nome da instituição.

Destacamos neste evento a presença das representantes do Ensino Religioso nas secretarias de educação:

- Renata Cardozo (Responsável pelo Ensino Religioso no Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Paraná);

-Elizabeth Cristina Carassai e Karin Willms (da Coordenação de Ensino Religioso no Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba);

- Noely Brito (Responsável pelo Ensino Religioso na Secretaria Municipal de Educação de Colombo);

- Silvana Maria Lara (Responsável pelo Ensino Religioso na Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais)

- Também nossos membros da ASSINTEC, os representantes das organizações religiosas e artistas aqui presentes.

 

O evento Arte e Espiritualidade é um convite para a leitura do fenômeno religioso nas obras / na arte que contêm elementos religiosos e que podem ser utilizados para o Ensino Religioso, a partir deste momento, representantes e líderes religiosos iniciaram as suas apresentações do que é arte e espiritualidade/sagrado em suas organizações religiosas:

 

Iniciamos com  a cantora Emerli Schögl e a pianista Beatriz Helena Furlaneto da (ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ) apresentou um Pot-pourri das 4 matrizes religiosa

A  sra. Diná Raquel Daudt da Costa  cantou uma música sacra, representando a Igreja Presbiteriana de Curitiba

O Sr. Awaju Poty fez a sua  apresentação representando a matriz indígena com os cantos sagrados Guarani.

O  Sr. Gamal Oumairi do Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos e membro da ASSINTEC nos mostrou que as mesquitas tem muito da arte presente em suas construções;

O CEBRAS trouxe como arte e espiritualidade o canto do grupo Terreiros do Paraná;

O profº Elói Correa nos falou  sobre o Ensino Religioso e atendeu a alguns questionamentos dos professores.

Em nosso segundo momento, o representante da comunidade Bahá’í, Andrew Vinícius de Freitas Gil, realizou sua apresentação, com o canto sagrado bahá’í.

O representante da AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosacruz) apresentou os Sons Vocálicos representando pelo sr. Oswaldo Muhlmann Junior.

Os devotos da  Iskcon (Sociedade Internacional da Consciência de Krishna) do Templo Hare Krishna de Curitiba trouxeram o mantra HAre Krishna;

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva representados pelas sras. Marinei Gabardo e Bernadete Brandão realizaram uma belíssima apresetnação sobre o mantra budista.

Concluímos o evento com  a arte de contar histórias realizadas pelo professor Elói Correa

 

XXIII ARTE E ESPIRITUALIDADE

 

A ASSINTEC convida os professores, pedagogos, diretores de escolas e demais interessados a participarem do encontro que pauta sobre a relação entre a Arte e a Espiritualidade. O tema neste ano será:

 

“ARTE SAGRADA”

 

DATA: 08 de novembro de 2017

LOCAL: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná

HORÁRIO: 13h30 às 17h30

INSCRIÇÃO PELO LINK: https://goo.gl/forms/GPxTpBQVMFh5mKwh1

 

 

Postado em: 02/10/2017

 

O VII Compartilhando Experiências no Ensino Religioso será realizado no dia 29 de novembro de 2017, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h30 às 17h30), no Salão de Atos do Parque Barigui, tendo como principal finalidade socializar as boas práticas realizadas na área de Ensino Religioso.

 

Aguardem maiores informações